Espessantes Alimentares
Os espessantes são substâncias que geram aumento da viscosidade do preparo alimentício, sem interferir nas suas propriedades nutricionais. Desta forma, utiliza-se fórmulas espessantes direcionadas para cada necessidade, estabilizando por exemplo uma disfagia e a normalizando a alimentação do paciente.
Um paciente com disfagia se alimentar, tem problemas com a consistência, textura ou viscosidade dos alimentos. Assim, devido ao comprometimento das vias por essa condição, não ocorrerá uma alimentação fluída, trazendo dificuldades para absorção dos nutrientes.
Para utilizar e introduzir espessantes adequadamente na alimentação, é necessária uma avaliação médica ou nutricional, para que cada indivíduo tenha a frequência e quantidade de consumo de acordo com o indicado.
Do que são feitos os espessantes alimentares?
A maior parte dos espessantes vem de carboidratos naturais cuja matéria prima é extraída das árvores, sementes, tecidos vegetais, algas e microrganismos. Existem também os espessantes quimicamente modificados, que são derivados de produtos naturais, como amido de milho ou celulose.
O espessante alimentar trás os seguintes benefícios:
- Os alimentos preparados tem a consistência e texturas alteradas para melhor ingestão;
- Idosos conseguem se alimentar melhor;
- Os riscos de afogamento ou aspiração são reduzidos.
Melhores marcas do mercado brasileiro que você encontra aqui:
- Pic-me
- Thick Easy
- Nutilis
- Resource
- Fresubin
- Biosen